domingo, 15 de janeiro de 2012

ENDESA

"Começo por dizer que a Endesa e a EDP não são a mesma coisa, a Endesa é concorrente directa da EDP, visto que são apenas as 2 que trabalham com baixa tensão.
Para quem não sabe, todas as barragens, centros eolicos e afins não chegam para produzir 100% da energia consumida em Portugal, portanto, parte da energia que os portugueses consomem é comprada à Endesa espanhola, daí a possibilidade de se poderem reduzir os 5% no consumo, desde a liberalização do mercado. No nosso país quem opera é a Endesa Portugal, com trabalhadores portugueses, impostos portugueses, língua portuguesa, EMPRESA COMERCIALIZADORA PORTUGUESA.
A diferença entre a Endesa e a EDP são apenas os 5% que se poupam todos os meses, ao final do ano dá para pagar uma nova factura. A rede de distribuição continua a ser a mesma (EDP Distribuição), apenas muda a empresa comercializadora (deixa de ser a EDP Universal e passa a ser Endesa). Aos desconhecedores do mercado, EDP Universal e EDP Distribuição não são a mesma coisa.
O contrato da Endesa é renovado de ano a ano, tal como acontecia com a EDP, apesar dos clientes não o saberem. Não tem qualquer periodo de fidelização, pois por lei os consumidores podem mudam de empresa comercializadora 4 vezes por ano... Se não estão satisfeitos com a Endesa mudem para a EDP, se abrirem os olhos e repararem que estão a pagar mais voltem para a Endesa e assim sucessivamente, 4 VEZES POR ANO.
Para quem é cliente à mais de um ano e se o vosso desconto não foi renovado, liguem para o apoio ao cliente da Endesa e digam que querem voltar a usufruir do desconto. Eu como cliente, ao final de um ano o desconto não me foi actualizado automaticamente, liguei para lá e já voltei a ter desconto novamente. Quando o desconto aumentar de 5% para 7, 10 ou mesmo 17% como em Espanha, voltarei a ligar e terei um desconto ainda maior que o que já tenho."

(24 de Novembro 2011)

Bárbara Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário