terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A Moda e a Publicidade

A relação entre a publicidade e a moda é óbvia, principalmente na atualidade onde o fenómeno das top-models quase se transformou num objeto de estudo por parte dos sociólogos. A vida de modelo apresenta-se para muitas adolescentes como o cúmulo da felicidade: beleza, fama, êxito e dinheiro. As tops mostram-se lindas em qualquer altura, dispõem de aviões privados, viajam por todo o mundo, vêem-se acompanhadas por quem querem e cobram milhões por poucos minutos de trabalho.O tipo de atração que hoje impera é o de uma magreza extrema. Esta é a causa principal de uma enfermidade que ganha cada vez mais importância na adolescência: a anorexia, uma perturbação psíquica que leva a uma distorção, a uma falsa percepção de si mesmo. Não  se pode culpar os anúncios por causar esta patologia, mas também é um fato comprovado que o aumento dos casos de anorexia coincide com estar na moda a excessiva magreza dos modelos.
Sem chegar ao extremo da anorexia, são muitas as pessoas que se deixam obcecar pelo seu físico e investem neste muitos esforços que poderiam canalizar para outros objetivos.


Samuel Almeida
Rui Correia

Fonte:
http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo346.shtml

Sem comentários:

Enviar um comentário