terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Características da Guiné-Bissau


A Guiné-Bissau é um país da costa ocidental de África.

Foi uma colónia portuguesa desde o século XV até proclamar a sua independência em 24 de Setembro de 1973. Em Portugal só a 10 de Setembro de 1974 foi reconhecida a sua independência. A Guiné-Bissau, juntamente com Cabo Verde, foi a primeira colónia portuguesa no continente africano a ter independência reconhecida por Portugal.

A população da Guiné-Bissau é constituída por mais de 20 etnias, com línguas, estruturas sociais e costumes distintos. A maioria da população vive da agricultura e professa religiões tradicionais locais. Cerca de 45% dos habitantes praticam o islamismo. O crioulo é a língua veicular interétnica.

A Guiné-Bissau, fortemente dependente da agricultura e da pesca, é objeto de um programa do FMI (Fundo Monetário Internacional)  para o ajuste estrutural.
É o sexto produtor mundial em castanha de caju. O país exporta peixe e mariscos, amendoim, semente de palma e madeira. As licenças de pesca são uma importante fonte de receitas. O arroz é o cereal mais produzido e um ingrediente típico e indispensável na alimentação.
A desigualdade na distribuição do rendimento é uma das mais extremas do mundo. De acordo com o Banco Mundial, 60 por cento da população vive abaixo do limiar de pobreza.

A Guiné-Bissau possui um património cultural bastante rico e diversificado. 
A dança é uma verdadeira expressão artística dos diversos grupos étnicos.
O estilo musical mais importante é o gumbé.
O Carnaval guineense, original, com características próprias, constitui uma das maiores manifestações culturais do país.



Tatiana 12º D

Sem comentários:

Enviar um comentário